Romeu e Julieta – Resumo

Quem nunca ouviu falar no famoso romance de Romeu e Julieta? Na verdade é um romance que tem um final trágico, mas que até os dias de hoje é inspiração para muitos, a história que tem como cenário a cidade de Verona na Itália foi escrita por William Shakespeare entre 1591 e 1595. Veja abaixo um breve resumo sobre esse romance que marcou e continua marcando gerações:

Duas famílias muito ricas e poderosas são inimigas mortais, a família Montecchio e a família Capuleto que vivem em constantes conflitos. Romeu é um jovem Montecchio que acredita amar Rosalina, tem Benvólio e Mercúcio como os seus melhores amigos, e ao tentar esquecer Rosalina ele vai a um baile de máscaras dos Capuleto e lá ele se encanta por uma linda moça Julieta Capuleto, que também se encanta com Romeu os dois trocam juras de amor e marcam o casamento para o dia seguinte, Romeu convence o Frei Lourenço e a cerimonia é realizada com a ajuda da Ama de Julieta, após a cerimônia e durante um conflito Romeu  presencia um duelo entre seus amigos e um primo de Julieta, onde esse primo assassina Mercúcio o melhor amigo de Romeu e logo em seguida Romeu se vinga matando o primo de Julieta e por causa desse assassinato ele é banido da cidade.

Julieta é prometida em casamento ao Conde Páris, porém ela e Romeu passam a noite juntos. Depois que Romeu parti os pais de Julieta resolvem casá-la com o Conde Páris, desesperada ela pede a ajuda do Frei que a aconselha a se casar e lhe dá um frasco de elixir para simular sua morte, o plano é que Julieta deveria tomar o elixir e sua família acreditaria em sua morte, o casamento não se realizaria e o frei enviaria uma carta para Romeu contando o Plano e no final os dois ficariam juntos.

So que a carta não chega até Romeu e ele recebe a notícia da morte da amada, ele compra um veneno e volta à cidade onde está Julieta e encontrando o Conde ele o assassina, em seguida ao ver Julieta morta ele toma o veneno diante do corpo dela e morre abraçado com a sua amada , ao acordar Julieta fica sabendo de tudo o que aconteceu pelo Frei, ela beija Romeu para tentar absorver o veneno de seus lábios e morrer também, como não consegue ele pega a adaga de Romeu e apunhala-se, morrendo junto de seu marido.

Essa tragédia tem um grande impacto nas duas famílias, mas devido a mágoa e a dor de ter perdido os filhos elas se perdoam e juram manter a paz em nome do amor que Romeu sentiu por Julieta e vice versa.


Pesquise por qualquer assunto abaixo

Deixe uma resposta