Fundamentos do Handebol – regras e história

Basicamente o Handebol é dividido em 02 Tempos de Trinta Minutos, com um pequeno Intervalo de 10 Minutos, as suas principais regras e fundamentos são: drible, Finta, Arremesso, Recepção, passe, progressão. Veja todas as regras para entender como funciona o esporte, ou para fazer o seu trabalho na Faculdade ou no colégio.

O Que é:

É uma das modalidades de esportes coletivos bastante praticados no Brasil, ele é um esporte rápido e bem interativo, a disputa é feita entre dois times e cada time deve conter doze jogadores, sete jogadores participam da partida e os demais jogadores ficam na reserva, dos sete jogadores um é o goleiro e seis na linha, o objetivo do jogo é marcar gols com a bola que é jogada com as mãos.

História:

Esse esporte foi inventado pelo Karl Schelenz, seu país de origem é a Alemanha e sua profissão era de professor, o ano da sua criação foi 1919. Logo depois que foi realizada a publicação das regras, o esporte passou a ser disputado em países como competição Oficial. Por sua Vez, como tudo se aperfeiçoa com o tempo, ele era disputado em Gramados, semelhantemente ao Futebol, só então depois de algum tempo passou a ser disputado em quadras, como é feito atualmente.

A Primeira partida de futebol foi realizada em 1925, entre Áustria e Alemanha, lembrando que o fundador do esporte foi um Alemão. Uma Partida Muito disputada, que terminou com o placar de 6 a 3, para a seleção da Áustria

Atacante do Brasil Fazendo Um arremesso

Como é dividido o Jogo:

O Jogo é dividido em dois tempos de 30 minutos cada e com um intervalo de 10 minutos, o jogador precisa conhecer bem os fundamentos do jogo, veja abaixo alguns desses fundamentos:

Ataque em direção ao Gol Adversário

Principais fundamentos Básicos:

Recepção

O Jogador recebe, amortece e retém a bola de forma adequada. É importante estar bastante atento, pois a recepção é muito importante para fazer com que a equipe adversária fique perdida, pois a recepção bem feita, quando feita de forma rápida, com troca de passes por exemplo, facilita o ataque e a chegada ao gol do adversário.

Passe

O Jogador envia e dirigi a bola para o seu companheiro de forma correta. o Passe é comum em todos os jogos coletivos, como é o caso do futebol por exemplo. A Ideia é a mesma, porém com as mãos, ou seja, o jogador faz a recepção, e logo envie o passe com as mãos, serve para a mesma teoria da primeira, assim que feito de forma rápida, o passe, ajuda a deslocar a equipe adversária, proporcionando maior agilidade para chegar ao Gol adversário.

Arremesso

Jogar a bola com força em direção ao gol adversário para dificultar a ação do goleiro e assim marcando o gol. O arremesso é o que chamamos de chute, no Futebol, O jogador, vai em direção ao Gol, e manda a bola com força, com o Objetivo de marcar o Gol, procurando deslocar o Goleiro adversário, ou enganá-lo. Assim, ele não será capaz de fazer a defesa. As Imagens que estão sendo mostradas, são exemplos de Arremesso para o Gol adversário.

Progressão

O jogador movimenta de um lado para outro dentro da quadra, claro que obedecendo às regras do jogo. A Progressão deverá ser feita com muito cuidado, para que o Jogador não seje punido, no caso de uma má condução da Bola, a progressão facilita o deslocamento dos companheiros para driblar a equipe adversária.

Drible

O Jogador bate a bola no chão uma ou mais vezes, sem perder o controle para reter a bola e a situação do jogo. O Drible pode ser feito com muita habilidade nas mãos para usar a bola como escapatória para enganar o adversário.

Finta

O Jogador com a bola nas mãos tenta desviar a atenção do seu adversário na intenção de causar o desequilíbrio e desorganizar a defesa. Já a finta, diferentemente do Drible, onde muitas pessoas confundem, serve para fazer com que o adversário seja enganado com o Corpo, uma jogada no corpo, diferentemente do drible, que é feito com o objetivo de usar a bola como tentativa de enganar.

Esses são alguns dos fundamentos básicos para se jogar. Se você gosta de praticar esportes, experimente o jogo.

Deixe seu comentário e ajude nossos Amigos a saber se foi útil para você essa Matéria, será de muita valia para nós. Ajudou no Seu Trabalho?

Obrigado. Comenta ai:

Tags do artigo:

  • fundamentos do handebol
  • os principais elemento tecnicos e basicos do hendebol
22 Comments